23/08/2016

Áreas

 


Administrativo   Administrativo

É dividido em quatro áreas: financeiro, marketing, recursos humanas e compras. O financeiro é responsável por arrecadar fundos e organizar o fluxo de caixa da equipe. O marketing realiza o trabalho de divulgação e parcerias para equipe. O recursos humanos se encarrega de cuidar de todas as relações inter-pessoas da equipe, também é responsável pela organização do processo seletivo da Fênix Racing.O setor de compras analisa os preços dos materiais requeridos para a construção e efetua as compras.


Aerodinâmica   Aerodinâmica

Área responsável pelo design da carenagem que vai envolver parte da estrutura formando o cockpit e as laterais. O cockpit tem a função de proteger o piloto e as laterais protegem de um lado o escape e do outro o radiador. Na lateral do radiador tem um direcionador de ar com a função de otimizar o fluxo de ar na área projetada do radiador. Todos os componentes projetados pela Aerodinâmica tem o objetivo de penetrar melhor no ar para reduzir arrasto dinâmico.


Estrutura   Estrutura

A área estrutural é responsável pelo projeto e manufatura do chassi, que é o sistema primário que abriga todos os outros subsistemas do carro. É primordial que seja projetada uma estrutura competitiva e segura dentro do regulamento FSAE. Além do chassi, a estrutura engloba o projeto do assoalho e corta-fogo do veículo, além do atenuador de impacto, construído para absorver uma certa quantidade de energia em caso de impactos frontais, garantindo a segurança do piloto no carro.


Acionamentos   Acionamentos

É responsável pelo projeto de freio de um carro que está diretamente ligado a performance do veiculo. Não se quer apenas que os automóveis atinjam altas velocidades, mas também que possam parar o mas rápido possível e com segurança. O time de Acionamento da Equipe Fênix Racing de FSAE desenvolve, além do projeto de freio do protótipo, os projeto de acelerador, embreagem e câmbio, os quais também são diretamente ligados á dirigibilidade e desempenho.


Eletrônica   Eletrônica

A eletrônica é a área responsável por cuidar dos sistemas elétricos do carro, estes sistemas podem ser divididos resumidamente em três partes, sistemas essenciais, os de aprimoramento e os de monitoramento. Os sistemas essenciais de funcionamento são as partes básicas que nosso carro precisa para funcionar, como ignição, controle da linha de combustível e a injeção eletrônica. A segunda parte diz respeito ao aprimoramento da performance do carro, como implementar sistemas de controle, como a suspensão semi-ativa, Quick Shifter ou Controle de Tração. Por fim a terceira parte trata dos sistemas de monitoramento e análise, pode-se citar a telemetria e o sensoriamento, que possibilitam obter os dados do carro e analisá-los, para melhoria do projeto.


Transmissão   Transmissão

Os membros dessa área, são encarregados de fornecer um sistema que consiga transmitir o torque fornecido pelo motor às rodas. Tal sistema é composto por:

Transmissão; Sistema corrente, coroa e pinhão; Diferencial; Semi-eixos, homocinéticas, trizetas e tulipas; Suportes do diferencial.


Motor   Motor

É responsável pelo motor do carro e todos os subsistemas necessários para seu funcionamento. O objetivo da área é fornecer ao carro um motor que esteja alinhado ao propósito de alta performance e confiabilidade do protótipo. Para isso, inicia-se o projeto da área escolhendo o motor que melhor se adequa à concepção do carro. Fatores como potência, torque, leveza e manutenção estão entre os itens mais importantes. A partir disso, são desenvolvidos os subsistemas de admissão de ar, arrefecimento, combustível e escape a fim da melhor interação possível com as outras áreas e alto desempenho do carro seguindo as regras da competição.


Suspensão e Direção   Suspensão e Direção

É papel da suspensão garantir que o carro consiga tirar o máximo dos pneus e assegurar que o carro seja o mais estável possível em pista. Pensando nisso projetamos e construímos mais de 70 peças que compõe o sistema de suspensão. Adicionalmente a área também desenvolve o sistema de direção que é responsável por transmitir os comandos do piloto para as rodas e assegurar que o carro seja ágil e capaz de fazer as curvas do circuito o mais rápido possível.


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